Comunicação e Relacionamento Interpessoal nas Organizações | Pepe Consultoria

Comunicação e Relacionamento Interpessoal nas Organizações

A comunicação dentro de uma organização tem quatro funções básicas, tais como: controlar, motivar, expressar emoções e informar; e que pesquisas indicam que as falhas de comunicação são fontes frequentes de conflitos interpessoais.

Comunicação perfeita, caso possível, seria como um pensamento ou ideia fosse transmitida de uma pessoa para outra de tal forma que a figura mental percebida pelo receptor fosse idêntica ao emissor.

Comportamento OrganizacionalRobbins, Stephen Paul

O processo de interação humana é complexo e se manifesta através de comportamentos visíveis ou não, verbais e não verbais, sentimentos e pensamentos e reações mentais físico-corporais (o corpo fala) que varia de pessoa para pessoa, de acordo com a sua percepção do contexto e situação.

Para desenvolvermos as habilidades interativas (Aprenda a se comunicar de forma assertiva) é necessário, primeiramente, nos conhecer melhor para podermos entender o outro.

Como entender o outro e fazer-me entender?

Conhecer nossas habilidades e emoções (raiva, medo, tristeza, alegria…) e como lidar com elas, é a chamada Inteligência Emocional, difundida por Daniel Goleman.

Entendermos o que é percepção e por que ela é tão importante para o processo de comunicação, e qual é a interferência da motivação neste processo, é primordial.

As pessoas que conhecem suas próprias emoções têm mais facilidade em ler as emoções dos outros, com isto podem ser mais eficazes em seus relacionamentos.

Esta é a essência das pesquisas sobre Inteligência Emocional.

A partir do autoconhecimento é necessário adquirir habilidades de comunicação para o desenvolvimento de competências interpessoais, de modo a minimizar conflitos e barreiras existentes para a comunicação eficaz.

Tais habilidades precisam ser treinadas e praticadas, constantemente, para maior eficiência nos resultados a serem alcançados.

Adaptar a mensagem de acordo com o público e o histórico cultural do grupo em questão, é fundamental, pois pessoas diferentes têm necessidades diferentes de informações.

O que é relevante para um pode ser irrelevante para o outro.

Como essas diferenças são tratadas determina a modalidade de relacionamento.

Durante a comunicação é necessário também ter empatia com o outro.

Devemos ser sensíveis às necessidades, percepções e emoções, pois somente nos colocando no lugar do outro, vamos perceber qual é a verdadeira mensagem que estamos querendo passar e, a partir daí, procurar usar o canal de comunicação mais adequado.

Não posso deixar de citar o uso da escuta ativa.

Não confundindo audição com escuta.

Logo, para aprimorarmos nossas habilidades de bom ouvinte, é necessário contato visual, fazer perguntas, usar paráfrase, como uma das maneiras de testar a compreensão da mensagem.

Não interromper a pessoa que está falando, não falar ao mesmo tempo, esperar o outro terminar para fazer as suas colocações com coerência e, utilizar o feedback específico e não genérico.

A comunicação eficaz diz respeito à satisfação do colaborador e, consequentemente da sua relação interpessoal.

SAIBA MAIS: RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NAS ORGANIZAÇÕES

Quanto menor a distorção na comunicação, mais o mesmo ficará motivado para o alcance das metas e objetivos propostos pela empresa.

Pense nisso!

Se ainda ficou alguma dúvida, conte comigo para te orientar!

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