Comunicação Assertiva nas Organizações

Comunicação Assertiva nas Organizações

Comunicação assertiva nas organizações é um dos fatores que mais impacta positivamente: relacionamento interpessoal, performance e resultados.

Comunicação assertiva nas organizações é um dos fatores que mais impacta, positivamente, no relacionamento interpessoal, na performance e nos resultados.

E, por este motivo, empresas têm se preocupado em fazer a gestão da comunicação de maneira mais efetiva.

Inclusive, capacitando seus colaboradores para desenvolverem esta competência.

É comum encontrarmos falhas na comunicação, seja dentro de uma organização ou na vida de qualquer indivíduo, contudo sabemos que isso provoca uma série de problemas e conflitos nos relacionamentos.

Tornar a comunicação assertiva, cria um diferencial para o indivíduo e empresa, pois permite que haja conexão entre todos.

Sendo assim, quanto mais clara for a comunicação, mais a empresa consegue dialogar com seus funcionários.

Mas, para que possamos entender melhor o que é comunicação assertiva e quais são os seus benefícios, precisamos compreender o que é comunicação e como ela ocorre.

O que é comunicação

A palavra comunicação vem do Latim e pode ser traduzida como:

“Tornar comum”;
“Partilhar”;
“Participar algo”;

Trata-se de processo que ocorre entre dois ou mais interlocutores, que tem por objetivo criar e interpretar mensagens.

O que quero dizer é que, a comunicação, nada mais é do que a interação entre pessoas que procuram trocar informações entre si.

Ou seja, o emissor transmite um conjunto de mensagens que é decodificado pelo receptor.

Desde os primórdios, a comunicação tem papel crucial nas relações humanas, pois é através desta ferramenta que acontece a sua integração.

Esse processo de integração se dá através da relação de troca de pensamentos, de ideias e dos comportamentos individuais, a partir da motivação e da intenção de comunicar.

Entretanto, é bom ressaltar, que a comunicação só é efetiva se a mensagem transmitida pelo emissor for entendida pelo receptor.

E, para facilitar que o receptor entenda a mensagem, quem estiver transmitindo, pode se comunicar de duas formas.

Quais os tipos de comunicação

Comunicação Verbal

É toda a comunicação oral ou escrita, isto é, toda mensagem disseminada através da palavra.

Oral

Costuma ser presencial, onde o emissor e o receptor interagem frente a frente ou à distância.

A exceção está relacionada a comunicação oral que é realizada pelos meios de comunicação, como: TV e rádio, ou por mensagens gravadas.

Escrita

Na comunicação escrita, o cuidado na exposição das ideias deve ser redobrado, pois neste caso não há o papel do receptor para sinalizar se a mensagem está clara.

Encontramos este tipo de comunicação através dos livros e jornais físicos ou on-line, das mídias on-line ou mesmo através de ferramentas de comunicação virtual.

Lembrando que as duas últimas, podem utilizar a comunicação escrita e oral simultaneamente.

Comunicação Não Verbal

Na comunicação não verbal, não existe a necessidade de empregar a palavra verbalizada ou escrita.

Todo o processo ocorre, por exemplo, através de expressão facial e corporal, sinais, códigos sonoros ou mesmo de imagens, que possuem a finalidade de transmitir a mensagem na íntegra.

Por expressão facial, corporal e sinais

A comunicação se faz presente de diversas formas. Seja através do olhar, do movimento do corpo, das mãos, da face ou do toque.

Podemos citar como exemplo a Língua Brasileira de Sinais (Libras), oficial da comunidade surda brasileira, que é uma língua de modalidade gestual-visual.

As pessoas com deficiência auditiva se utilizam dos sinais, representados pelas mãos, expressão facial e gestos, para se comunicar.

Contudo, é bom destacar que esta forma de se comunicar, também pode nos trair.

Afinal, como pode ser utilizada em conjunto com a comunicação verbal, nem sempre nossas expressões são equivalentes ao nosso discurso.

Além disso, a nossa postura traduz muito sobre a mensagem que queremos passar.

Isto é, nosso subconsciente está “conversando” conosco o tempo inteiro e, muitas vezes, o nosso comportamento mostra a mensagem real (que está em nossa mente) que queremos transmitir.

Através de código sonoro

Como exemplo, temos a sinalização feita pelas ambulâncias, corpo de bombeiro, alerta de garagens, até mesmo pelo som emitido pelo micro-ondas, quando a comida atinge o tempo programado.

Através do toque

Muitos sentimentos são repassados, através do abraço, do aperto de mão e do beijo, sem que qualquer palavra seja emitida.

Entretanto, é preciso muita cautela, pois em alguns casos esta maneira de se comunicar pode provocar, no receptor, excesso de intimidade.

Uma vez que já entendendo que existem dois tipos de comunicação, a verbal e não-verbal, precisamos compreender o que é ser assertivo, para saber como funciona a comunicação assertiva.

O que é ser uma pessoa assertiva

A palavra “assertivo”, é um adjetivo que está relacionado à certo e positivo. Isto é, relacionada a uma ação ou comportamento positivo e correto.

Por estar vinculada à parte da psicologia comportamental, podemos dizer que uma pessoa assertiva, é toda aquela que possui um comportamento equilibrado.

Essas pessoas são diretas, autênticas, objetivas e transparentes, contudo, não se utilizam de violência, coação, imposição ou autoritarismo para defender e fazer valer suas ideias.

Ou seja, é toda pessoa que age com segurança, firmeza, expõe suas opiniões, porém sem hostilidade e sem provocar constrangimento nos outros.

Elas são cautelosas, sabem argumentar e possuem respeito pelas outras pessoas.

Inclusive, se utilizam da empatia, para tornar a sua comunicação assertiva. O que contribui para que passem o sentimento de confiança, além é claro de serem muito mais maduras.

De acordo com os estudos da psicologia, podemos dividir o comportamento ou a forma de comunicar das pessoas, em quatro categorias principais:

Passivo;
Agressivo;
Agressivo-passivo;
Assertivo.

Cada um desses comportamentos pode motivar prejuízos ou benefícios, por isso, é importante conhecer como eles acontecem.

Comportamento Passivo

Na maioria das vezes o indivíduo demostra insegurança, omite sua opinião e sentimentos, agindo sempre de maneira a agradar as outras pessoas.

O comportamento passivo, tem como característica o uso do olhar cabisbaixo, assim como o tom de voz.

Nesse caso, as pessoas de comportamento passivo, não conseguem expor e impor suas ideias e abrem mão, inclusive, de coisas que tragam algum benefício para si.

São pessoas que não sabem dizer “NÃO” e se utilizam de frases do tipo:

Você é quem sabe!
Como você achar melhor.
Como você quiser.
Você se importa?

Por conta da passividade na sua forma de se comunicar, essas pessoas acabam se sentindo infelizes.

Comportamento Agressivo

Comportamento que se caracteriza pela falta de respeito para com o outro.

Toda pessoa com comportamento agressivo, não possui empatia, é intimidadora, está sempre ofendendo e discordando das outras.

Elas não admitem ser contrariadas, estão constantemente envolvidas em discussões negativas e, quando estão se comunicando, costumam provocar pânico nas outras pessoas.

Inclusive, são pessoas que têm por hábito usar expressões que geram medo, como:

Você sabe com quem está falando?
Não adianta falar, porque você não manda em mim!
Não vou fazer do jeito que você quer.
Sua opinião não me interessa!

Comportamento Agressivo-passivo

Este tipo de comportamento na comunicação é artificial, malicioso e dissimulado.

Pessoa agressiva-passiva, aplica desse artifício para evitar conflitos, mesmo que não concorde com a situação.

Ela, teoricamente, demonstra que é receptiva, mas no fundo não consegue expressar seus sentimentos.

No seu íntimo, é resistente às opiniões adversas e isso ocorre pelo fato de se utilizar de uma falsa concordância.

Por este motivo, começa a se irritar internamente, ficado de mal humor, enfurecida, estressada e, consequentemente, mais indelicada e agressiva.

Pessoas com comportamento agressivo-passivo, habitualmente diz:

Sem problemas!
Está tudo bem!

Comportamento Assertivo

Se refere a um comportamento que demonstra equilíbrio.

Está pautado na postura firme e objetiva, porém evitando causar danos emocionais às pessoas envolvidas na comunicação.

O que não significa que a pessoa não sinta raiva, mas sim, que ela possui inteligência emocional mais apurada.

Ter um comportamento assertivo é olhar para o outro com empatia, mesmo com opiniões divergentes.

Consegue entender o que está sentindo e, com isso condições de manter o controle da situação.

Certamente você ouvirá de pessoas que possuem comunicação assertivas:

Não posso.
Não estou com vontade.
Entendo seu ponto de vista, mas não concordo.

A partir do que foi abordado, você já sabe o que é comunicação e como ela se dá através de um comportamento assertivo, sendo assim podemos fazer o link entre os dois.

O que é Comunicação Assertiva

É uma comunicação, realizada por uma pessoa que possui comportamento transparente, claro e objetivo, sem expressão de agressividade e ofensa, mesmo que as opiniões dos outros sejam divergentes.

A comunicação assertiva, permite que os indivíduos exponham suas ideias contrárias com respeito mútuo.

A assertividade na comunicação ocorre através de um comportamento empático e colaborativo, aplicando a habilidade da escuta ativa.

O que é Comunicação Assertiva nas Organizações

Podemos dizer que comunicação assertiva nas organizações é toda aquela realizada com autenticidade, transparência, objetividade, clareza, porém sem passividade e agressividade.

É uma comunicação, onde empresa e colaboradores praticam a argumentação, defendendo opiniões e pontos de vista, sem que haja hostilidade e imposição.

Equilibrada, busca minimizar conflitos, porque tem como princípio primário checar, constantemente, como a mensagem está sendo emitida, recebida e entendida.

As organizações estão, cada vez mais, incluindo em seus programas de capacitação, principalmente das lideranças o desenvolvimento desta habilidade, que permite alcançar diversos benefícios.

Com isso, o maior objetivo, dessas organizações é fazer com que seus funcionários possam se comunicar e atuar, cada vez mais, de forma assertiva.

Mas, quais são, de fato, os benefícios de uma comunicação assertiva?

Benefícios da Comunicação Assertiva nas Organizações

Vários são os benefícios que uma empresa pode obter, ao praticar a comunicação assertiva.

O primeiro deles é a possibilidade da empresa se tornar ainda mais competitiva no mercado, visto que ela saberá se comunicar com seu público, interno e externo, mesmo em um cenário de mudanças constantes.

Já o segundo, podemos dizer que está relacionado às suas questões internas.

Com a comunicação assertiva, as organizações conseguirão minimizar conflitos internos, pois haverá mais transparência e sinceridade ao comunicar seus processos, políticas e valores.

Com isso, terá a oportunidade de fortalecer seu processo de relacionamento interpessoal interno e manterá o clima organizacional elevado.

E o terceiro, tão importante quando os outros dois, é que alcançará a capacidade de elevar a performance das lideranças, através dos feedbacks mais transparentes com os colaboradores.

Inclusive, proporcionando maior capacidade de desenvolvimento das equipes.

Mas de nada adianta uma organização se empenhar em praticar a comunicação assertiva, se os profissionais que nela trabalham não se engajarem nesse movimento.

Em razão disso, cada profissional, precisa desenvolver esta habilidade, para saber como se comunicar melhor e de forma assertiva.

Como ser um Profissional Assertivo

Uma das coisas que já mencionamos é que, para um profissional ser assertivo, ele precisa, acima de tudo, ser verdadeiro e capaz de discordar das outras pessoas, sem ofendê-las ou destratá-las.

A comunicação assertiva, pode e deve ser desenvolvida, para que isso é preciso:

Refletir antes de falar

Refletir antes de falar, é mais que controlar as palavras, é você controlar suas emoções.

Quanto mais você se conhecer, vai entender que tipo de emoção está sentindo e poderá controlar, evitando comportamentos agressivos, sarcásticos e ofensivos.

Ser objetivo, claro e honesto

Quanto mais claro e objetivo você for, menos dúvidas você gera ao se comunicar.

Você não precisa ter receio com o que vai dizer, se estiver preparado. Isto é, se tiver refletido sobre o que vai dizer e como fará isso.

Inclusive, ter atenção com a sua postura corporal será um diferencial para que seus gestos, não sejam diferentes do seu discurso.

Dizer “Não” com sabedoria

Toda pessoa assertiva sabe dizer não, sem rodeios e sem “grosseria”.

Está fora de cogitação dizer “sim” para agradar aos outros, quando seu desejo é dizer “não”.

Ela simplesmente expõe seu ponto de vista, usa argumentos, sem ser ríspida, evitando conflitos desnecessários.

Quem faz o contrário, costuma criar conflitos internos e ter insatisfação pessoal.

Saber receber feedback

Pessoas empenhadas em manter a assertividade, entende que as críticas são favoráveis para o seu desenvolvimento pessoal.

De um modo geral, as pessoas pensam diferente e, aceitar o ponto de vista de outra pessoa, nos permite conhecê-la e saber lidar com ela.

Ao olhar para as críticas com viés pessoal, você terá dificuldade de se posicionar de forma assertiva.

Não dar margem a situações duvidosas

Quanto mais claro e transparente for, menos dúvidas vais gerar, entretanto se elas ocorrerem, tenha o cuidado de solucioná-las.

Se você é o emissor da mensagem, procure verificar se, quem a recebeu, entendeu exatamente o que quis dizer. Porém se você é o receptor, não fique com a dúvidas, questione e esclareça.

Agora que você já sabe como ser um profissional assertivo, vou dar algumas dicas para que possa se comunicar de forma mais assertiva no ambiente organizacional.

Como ter Comunicação Assertiva no Trabalho

Inclua em seu planejamento de carreira, desenvolver a habilidade da comunicação assertiva;
Desenvolva a habilidade da escuta ativa, ou seja, escute de forma integral o que a outra pessoa está falando;
Seja empático, analise a situação com o olhar da outra pessoa e não julgue;
Não deixe que seu discurso seja diferente da sua expressão corporal, lembre-se que o seu corpo fala muito mais sobre as suas emoções, do que você imagina;
Exponha sua opinião, sem usar a imposição ou agressividade, contudo se optar por não se posicionar, que seja pela análise das circunstâncias e momento. Afinal, também é assertivo escolhermos o momento exato para falar;
Seja claro, se certifique que a outra pessoa está entendendo o seu raciocínio;
Não cultive a dúvida, procure entender e esclarecer todas as coisas que ficarem obscuras para você;
Procure usar a técnica do “rapport“ para se conectar com quem está falando;
Seja um líder completo e utilize uma comunicação assertiva para dar feedbacks.

A Comunicação Assertiva nas Organizações, deve ser utilizada como uma ferramenta estratégica.

Seja pelo ponto de vista de promover engajamento, mobilização e um bom relacionamento interpessoal entre seus colaboradores, ou pelo ponto de vista de aumentar resultados e performance.

Organizações e profissionais que possuírem uma boa Comunicação Assertiva, não correrão o risco de elevarem seu grau de conflitos.

Muito pelo contrário, terão a possibilidade de obter resultados muito melhores, mesmo em tempos difíceis.

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